segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Ficha Suja...




Fiz este cartum somente utilizando a tablet associada ao Flash e ao Photoshop, não curto muito fazer este tipo de desenho pois prefiro desenhar a lápis mesmo, mas inovar é bom!

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

1º Passo



Disse Deus: Haja luz; e houve luz. Neste versículo encontrado na bíblia no livro de Gênesis 1 vs. 3, Deus está criando o nosso planeta e criando os elementos, no caso de nosso Senhor há muita perfeição nisso tudo pois como ele é perfeito em tudo o que faz, bastou somente uma frase e Pimba! Tá pronto! No meu caso o começo se dá através de uma luz também, só que no pensamento e depois uma rabiscadinha nas folhas de rascunho e pimba tá pronto? Não, quase pronto, ainda faltam os próximos passos descritos abaixo. Esta é só uma ilustração dos processos que antecedem uma boa obra, o rascunho é o mais importante pois é a partir dele que criamos o original, é o local onde podemos errar muito. Neste caso eu não errei muito, mas existem outros casos nos quais fica uma rabisqueira sem tamanho, vocês poderão conferir isto mais abaixo nas próximas postagens com o título de "Rabiscos".

2º Passo



Feito o esboço, eu coloco o desenho em uma mesa de luz para passar o nanquim. Gosto do método antigo, usando um pincel n° 0 para finalizar a arte, demora um pouquinho mas é muito bom, claro que existem aquelas canetas sakura que imitam perfeitamente estes traços que por sinal são muito mais práticas pois o cartunista não tem que ficar molhando o pincel no nanquim a todo instante, mas como aqui no interior tudo é meio difícil a única opção que me resta é o pincel, o que não atrapalha o desenho, pelo contrário, deixa o traçado muito mais bonito alternando entre traços mais finos e traços mais grossos dependendo da pressão aplicada no pincel. O resultado pode ser visto abaixo no terceiro passo.

3º Passo



Aqui a arte já desenhada a nanquim e pronta para ir para o Photoshop ser colorido.

4º Passo



Aqui a arte finalizada e pronta. Beleza?

Rabiscando

Rabiscos